Faculdades de Direito e Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades no Ensino Jurídico

Governança Corporativa Digital

Conheça o segundo Ensaio Reglab, uma iniciativa inovadora que reúne especialistas para compartilhar artigos exclusivos sobre governança digital e inovação. Nesta edição, o destaque é o estudo “(Legal) Machine Learning: Políticas de Uso e Desafios Éticos na Educação Jurídica”, conduzido por Maria Julia Lacerda Martins, pesquisadora associada do Reglab. 

Faculdades de Direito ainda enfrentam desafios na adoção da IA 

O uso de inteligência artificial na educação está crescendo globalmente, mas, no Brasil, especialmente nas faculdades de direito, a adoção ainda é limitada. Para entender esse cenário, o Reglab realizou uma pesquisa anônima com professores de 12 instituições de ensino de São Paulo, incluindo USP, PUC-SP, FGV, Mackenzie, Ibmec e Insper. O levantamento revelou percepções e desafios da implementação da IA no ensino jurídico. 

Principais descobertas do estudo 

  •  Nenhuma das 12 faculdades consultadas possui políticas formais sobre o uso de IA na pesquisa acadêmica ou em sala de aula. 
  •  58% dos professores afirmaram nunca ter recebido treinamentos formais sobre inteligência artificial generativa. 
  •  50% das instituições estão desenvolvendo normas institucionais para regulamentar a IA no ensino, mas ainda sem previsão concreta de implementação. 
  •  Apenas 25% dos docentes utilizam IA de forma estruturada em suas práticas acadêmicas. 

Saiba mais sobre IA e ensino jurídico 

Quer entender como a inteligência artificial está transformando a educação jurídica? Leia o ensaio completo e aprofunde-se nas descobertas desta pesquisa exclusiva. 

Acesse o estudo agora! 

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