Conheça o segundo Ensaio Reglab, uma iniciativa inovadora que reúne especialistas para compartilhar artigos exclusivos sobre governança digital e inovação. Nesta edição, o destaque é o estudo “(Legal) Machine Learning: Políticas de Uso e Desafios Éticos na Educação Jurídica”, conduzido por Maria Julia Lacerda Martins, pesquisadora associada do Reglab.
Faculdades de Direito ainda enfrentam desafios na adoção da IA
O uso de inteligência artificial na educação está crescendo globalmente, mas, no Brasil, especialmente nas faculdades de direito, a adoção ainda é limitada. Para entender esse cenário, o Reglab realizou uma pesquisa anônima com professores de 12 instituições de ensino de São Paulo, incluindo USP, PUC-SP, FGV, Mackenzie, Ibmec e Insper. O levantamento revelou percepções e desafios da implementação da IA no ensino jurídico.
Principais descobertas do estudo
- Nenhuma das 12 faculdades consultadas possui políticas formais sobre o uso de IA na pesquisa acadêmica ou em sala de aula.
- 58% dos professores afirmaram nunca ter recebido treinamentos formais sobre inteligência artificial generativa.
- 50% das instituições estão desenvolvendo normas institucionais para regulamentar a IA no ensino, mas ainda sem previsão concreta de implementação.
- Apenas 25% dos docentes utilizam IA de forma estruturada em suas práticas acadêmicas.
Saiba mais sobre IA e ensino jurídico
Quer entender como a inteligência artificial está transformando a educação jurídica? Leia o ensaio completo e aprofunde-se nas descobertas desta pesquisa exclusiva.